Roteiro da Trilha do morro da Urca – parte 2

8 ago

Caminhada do morro da Urca

Como visto post anterior “Roteiro da Trilha do morro da Urca – parte 1” chegamos a um ponto da trilha em que temos uma bifurcação. Nesse post falaremos sobre os dois caminhos até o fim da caminhada.

Trilha da Direita

Subida Pão de Açúcar

Na trilha da direita, o caminho é um pouco mais fechado com mais plantas. Porém, a caminhada é mais tranquila pois ela tem menos subida. O grande barato é que quando você chega ao final, dá de cara com o morro do Pão de Açúcar. Também tem uma parte para você fazer uma pequena escalada bem íngreme, mas que dá uma boa adrenalina. Essa subida é de quase 90 graus, portanto só suba se tiver total confiança, pois se cair pode custar a vida.

Trilha da Esquerda

Mirante - Morro da Urca - Rio de Janeiro

caminho da esquerda é bem fácil, mas tem algumas subidinhas. Logo no início tem uma ramificação que te leva aoutro mirante com uma linda visão da praia da Urca e para a parte residencial do bairro, ótimo para quem quer descansar e namorar um pouco.

Topo do morro da Urca

Topo do morro da Urca

Depois de aproximadamente 1 km de caminhada, você chegará aos 220 metros de altitude. Já no topo, você fica literalmente embaixo do bondinho. Aproveite para apreciar uma paisagem panorâmica do Rio de Janeiro e conhecer o famoso ponto turístico. Você ainda pode pegar o bondinho para o morro do Pão de Açúcar, porém tem que pagar um determinado valor para isso.

Descida

Bondinho - Morro da Urca - Rio de Janeiro

descida pode ser feita pela mesma trilha ou, como dito anteriormente, pelo bondinho do Pão de Açúcar, onde é cobrado parte do valor do ingresso. Você também pode esperar até às 19:00h para descer de graça.

A caminhada é apenas uma das maneiras de se chegar ao topo do morro. É possível também fazer a trilha do Costão do Pão do Açúcar, que tem uma escalada de uns 15 metros bem tranqüila de fazer e outros modos mais radicais, como aescalada do paredão ou rapel. Para esses programas, é necessário procurar uma empresa especializada no assunto.

Você já fez essa trilha? Conta aqui no blog!
Cadastre-se para receber os posts por e-mail!

3 Respostas to “Roteiro da Trilha do morro da Urca – parte 2”

  1. Rodrigo 13 de abril de 2013 às 8:36 PM #

    Boa tarde:

    Legal mesmo os relatos_além do site!
    A URCA é um dos meus bairros prediletos da cidade… Se não o mais.
    A cidade é bastante conhecida por alguns que já até saturou de tanto mostrarem: LEBLON/IPANEMA/COPACABANA, essa região aí parece ser mais histórica/de destaque mesmo.
    Recordo da PRAIA VERMELHA; fui nesta uma vez num passeio escolar – em meados dos anos 80. Bons tempos!
    Além de ir inclusive com a familia neste.
    Foi lá (ou aí) que filmaram a memorável A GATA COMEU; onde casas antigas/velhas edificações apareciam…
    Sei que a Praia Vermelha não é aconselhada para banho_e há poucas pessoas numa foto.
    Até tive parentes que moraram no bairro.

    Saudações,
    Rodrigo O. Rosa (Porto Alegre)

  2. Carlos Henrique 16 de agosto de 2013 às 7:18 PM #

    Muito bom este post. O melhor de todos.

    Obrigado

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como fazer a Trilha do Morro da Urca – Vídeo | Caminhadas Ecológicas RJ - 26 de junho de 2014

    […] O terceiro e último post é uma continuação do segundo post. Nele são abordados a bifurcação que têm no meio da trilha, onde você pode decidir se irá para a direita ou para esquerda, o topo do morro da Urca e a descida que pode ser tanto de bondinho quanto pela trilha. […]

Deixe um comentário